ESTÉTICA
BOTOX
TOXINA BOTULÍNICA
Todos já ouvimos falar do famoso Botox ®️ (Allergan), quando na realidade, é o nome comercial de uma variedade de toxina botulínica. Que é uma proteína produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Temos outros nomes comerciais de toxinas com composições similares, muito eficazes, sendo as mais conhecidas Dysport ®️ (Galderma) e Xeomin ®️ (Merz).
O que é a toxina botulínica?
A toxina botulínica é um neuromodulador injetável: ela é capaz de inibir a neurotransmissão entre os nervos periféricos e o tecido muscular, o que a converte num tratamento eficaz para questões estéticas e médicas exacerbadas pela contração muscular (como as rugas devido a contração muscular excessiva).
Aplicar toxina botulínica é um procedimento seguro?
Nesse caso a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam doenças. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região. Vale ressaltar que o procedimento é legalizado e aprovado pela ANVISA, (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil desde 1992, e é realizado em todo o mundo .
O efeito é temporário ou permanente? Quanto dura o efeito?
Em geral, o Botox dura de 3 a 4 meses. Certamente haverá pacientes em que dura mais, na faixa de 4 a 6 meses, ou menos, na faixa de 2 meses. Também é comum que os iniciantes percebam que pode não durar tanto no início, mas pode durar mais depois do segundo tratamento.
Em que áreas está indicado o uso da substância?
Quando relacionada ao uso estético, a toxina botulínica é indicada para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto e pescoço.
- Entre as linhas tratadas, estão:
-
Rugas da testa.
-
Vinco na glabela (espaço entre as sobrancelhas).
-
Pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.
-
Rugas da nariz (Bunny lines).
-
Linhas do pescoço.
Posso ficar com o rosto artificial após a aplicação?
Uma vez que os pacientes foram determinados como bons candidatos à terapia com toxina botulínica, tomamos cuidados para garantir que a colocação anatômica das injeções seja correta e que as doses usadas sejam adequadas com base no local de tratamento e nas características específicas do paciente (por exemplo, forma e musculatura do rosto do paciente, sexo do paciente e preferências quanto à magnitude do efeito). O tratamento conservador é preferido geralmente, o que evita resultados artificiais.
Homem pode usar botox?
Claro que pode. A dose apropriada de toxina botulínica é determinada pelo local de tratamento e massa muscular; os homens geralmente têm músculos faciais mais fortes e maiores e requerem doses mais altas do que as mulheres. O número de injeções e o espaçamento adequado entre as injeções são diferentes entre cada paciente.
O que devo fazer depois da aplicação da toxina botulínica?
Embora haja uma falta de dados para confirmar a eficácia dessas medidas, as instruções ajudam os pacientes a se envolverem em ações que, teoricamente, podem minimizar a difusão excessiva da toxina para áreas não tratadas e melhorar a eficácia do tratamento. Para minimizar a disseminação excessiva da toxina, instruímos os pacientes a permanecerem em posição vertical pelo menos duas a quatro horas após a injeção e recomendamos que evitem pressionar ou esfregar as áreas tratadas por 24 horas